turimo-artesanal-povoado-munbuca

JALAPÃO – Povoado Mumbuca

Mumbuca é um povoado localizado no município de Mateiros, no estado do Tocantins, numa área próxima à rodovia TO-110 (trecho entre Mateiros e São Félix do Tocantins). A comunidade é formada por 165 moradores, em sua maioria descendentes de escravos que saíram da Bahia em 1909, buscando melhores condições de vida. A expressão indígena “mumbuca”…

fotocompanyourique-jalapa

JALAPA – Flor que da nome ao Jalapão‬

‪#‎Jalapa‬ ‪#‎ JALAPA Flor que dá nome ao Jalapão. Nome Científico: Exogonium officinale Família: Convolvulaceae Nome Popular: jalapa-do-brasil, batata-purga Parte Utilizada: tubérculo Princípio Ativo: Resina (constituída de convolvulina e jalapina), saponinas, ipuranol, escopoletina, amido, oxalato de cálcio, ácidos palmítico e esteárico, matérias mucilaginosas, ácidos tíglico, exogêneo e isovalérico, ácidos graxos superiores, esteróides. Indicação: Prisão de…

buritirana

BURITIRANA

O termo buriti é a designação comum das plantas dos gêneros Mauritia, Mauritiella, Trithrinax e Astrocaryum, da família das arecáceas (antigas palmáceas). Mais especificamente, o termo costuma se referir a Mauritia flexuosa (Mauritia vinifera Mart.), uma palmeira muito alta, nativa de Trinidad e Tobago e das Regiões Central e Norte da América do Sul, especialmente…

abacaxi-de-raposa

ABACAXI DE RAPOSA – Ananas ananassoides

O abacaxi do cerrado pertence à ordem Bromeliales, família Bromeliaceae, subfamília Bromelioideae. Com aproximadamente 50 gêneros e cerca de 2000 espécies, esta é a maior família de distribuição natural restrita ao Novo Mundo, com exceção da Pitcairnia feliciana (Aug.Chev.) Harms e Mildbr, nativa da Guiné. NOMES COMUNS: ananaí ou nanaí, ananás-de-raposa (Brasil, Pará), curibijul, maya…

cajus-na-pousada-aguas-do-jalapaoa

CAJU – Anacardium occidentale

Caju – Anacardium occidentale O cajueiro é uma árvore típica do cerrado e no Tocantins seu fruto pode ser encontrado a partir do mês de agosto, quando cai a chamada ‘chuva do caju’. Nesta época, o estado atravessa um período de estiagem que é interrompido por chuvas que duram aproximadamente uma semana. Após a chuva,…

bandeira-tocantins

Bandeira do Tocantins

Na bandeira do Tocantins, a faixa azul representa os rios e a amarela, as riquezas do estado. O sol, sobre a faixa branca, significa que ele nasce para todos os cidadãos tocantinenses. A bandeira foi instituída pela lei estadual nº 94, de 17 de novembro de 1989, tendo o texto alterado pelo lei nº159/1990. É…