JALAPÃO – Capim Dourado

Ouro do JALAPÃO

capim dourado só brota nas veredas do JALAPÃO E é utilizando sua haste fina e de intenso brilho metálico que as mulheres do lugar, com mãos habilidosas, transformam o capim em uma diversidade de peças artesanais: bolsas, brincos, pulseiras, chapéus, mandalas, cestas e diversos objetos de decoração. Peças de beleza única, que ultrapassaram os limites do Tocantins, conquistando mercado em todos os estados brasileiros e também no exterior.

A arte de trabalhar com o capim dourado foi ensinada às mulheres do local por Dona Miúda, uma matriarca do povoado de Mumbuca, município de Mateiros. Antes, a técnica foi passada pelos índios que habitavam a região à avó de Dona Miúda e depois à sua mãe.

Hoje, as técnicas do artesanato em capim dourado continuam sendo ensinadas, de geração a geração, no povoado de Mumbuca e também nas cidades de Mateiros, Ponte Alta, Novo Acordo, Santa Tereza, Lagoa do Tocantins e no Prata, um vilarejo do município de São Felix do JALAPÃO.

O capim

Na verdade, o que se chama de capim dourado (syngonanthus nitens) é a haste de uma pequena flor branca da família das sempre-vivas. É na flor que se encontram as sementes que garantem a perpetuação da planta (nativa do JALAPÃO) e a renda para centenas de famílias.

 

 

 

Um comentário em “JALAPÃO – Capim Dourado

  1. Olá meu amigo Manuel, adorei nosso passeio pelo Jalapão e principalmente aquele povo maravilhoso que nos acolheu muito bem, fiquei muito feliz com a compra do capim dourado para minhas lojas…
    Espero em breve retornar…
    Muitos sucessos!! Parabéns pela sua pessoa… Um grande abraço….
    Eder Bender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *