Tocantins – Serras Gerais

Nas Serras Gerais, grande parte da memória histórica do Tocantins está preservada nos casarios, igrejas, ruínas e nos festejos religiosos, temperados pela cordialidade e simplicidade do seu povo. Visite as tradicionais cidades de Dianópolis, Natividade e Peixe. A história do Brasil permanece viva aqui.

A maior cadeia de serras do Brasil passa por uma ampla extensão do Tocantins, formando as Serras Gerais, lugar que oferece muitas cachoeiras, grutas e belíssimas cavernas, além de rios que são aproveitados para os esportes náuticos. Para conhecer este cenário de perto percorra a região Sudeste do Estado, com paradas nas cidades de Natividade, Taguatinga e Dianópolis.

Além dos cenários naturais, a região é guardiã da cultura popular do Estado. Natividade, eleita recentemente uma das sete maravilhas do Brasil, preserva uma bela arquitetura colonial e é palco da maior manifestação religiosa do Estado: a festa do Senhor do Bonfim, que chega a reunir 60 mil fiéis em agosto. Isto, além das danças e cânticos tradicionais, que vale a pena assistir.

Em Taguatinga, a cultura popular se mostra mais nitidamente na reprodução de uma batalha medieval, chamada de “Cavalhada”. Já a natureza se revela em belíssimas cachoeiras. A cidade de Dianópolis, por sua vez, é um dos melhores roteiros do Brasil para a exploração de cavernas, além de também oferecer diversos banhos e cachoeiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *