LAJEADO – CIDADE DAS ÁGUAS – TOCANTINS – BRASIL

FB_IMG_1450636610858FB_IMG_1450636593254FB_IMG_1450636593254FB_IMG_1450636541568FB_IMG_1450636535448FB_IMG_1450636439119FB_IMG_1450636522041FB_IMG_1450636535448MAIOR MIRANTE DO ESTADO DO TOCANTINS - VENHA CONHECER - OURIQUE - Adventure Trips —

Os apaixonados pelos esportes aquáticos e montanhismo encontram em Lajeado local ideal para o lazer, a aventura e o descanso.

Da tranquilidade do lago às corredeiras do Ribeirão Lajeado, do mirante ao Morro dos Segredos, da grandiosidade da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães aos mistérios das pinturas rupestres nas cavernas, tudo em Lajeado tem gosto de aventura.

Como chegar:

A partir de Palmas, o acesso é pela rodovia TO-010, distância de 52 km.

Artesanato, comidas típicas e folclore

Na culinária tradicional do município, tem-se o suco de cajá e peixe frito como a traíra, o tucunaré e a caranha. O artesanato é feito à base do barro, madeira, coqueiro e palha de buriti. Muitas lendas da cidade se originam na Serra do Lajeado com seus mistérios indecifráveis.

Não faltam as estórias com elementos como tocha de fogo, cobra de ouro e muitas visões fantásticas, frutos do rico imaginário popular da cidade.

Ecoturismo em Lajeado

Cachoeira do Lajeado

A Cachoeira do Lajeado é um conjunto formado por três quedas d’água de aproximadamente 30 metros de altura. As águas caem com violência nas lajes rebatendo pingos como numa fina chuva.
A força da água movimenta as turbinas da histórica Usina do Lajeado. A caminho da usina, o visitante é agraciado com uma linda vista da Serra do Lajeado.
Um atrativo especial é o Morro do Leão, formação em pedra, que se assemelha ao majestoso animal em repouso. A Cachoeira pode ser visitada durante o ano inteiro.

Acesso:

O acesso se dá por uma estrada não pavimentada de 12 km rumo à usina. O trajeto pode ser feito por automóvel.

Morro do Segredo

Elevação exótica de 250 metros de altitude que fica a 1 km da cidade. O morro guarda muitos segredos, lendas e fenômenos como o aparecimento constante de luzes misteriosas, apontadas pelos moradores como discos voadores.

Acesso:

O morro pode ser visto de qualquer ponto da cidade.

Cachoeira Viva Vida

Queda d’água de aproximadamente 12 metros de altura. As formações rochosas são de forte impacto visual, formando várias piscinas para banho. A cachoeira não é poluída e não há vestígios de depredação.

Acesso:

Localizada no centro da cidade.

Balneário Ilha Verde

Sequência de cachoeiras que formam uma grande piscina.

Acesso:

Localizada no centro da cidade.

Serra das Escritas

Inscrições rupestres deixadas pelo homem pré-histórico num painel de 10 m² de extensão.

Acesso:

O acesso é por uma estrada de rodagem, em boas condições, até o Vão do Bim. Daí, segue-se uma trilha acompanhando o curso do Córrego Canudo, que nasce na encosta da serra, onde se encontra o painel.

Parque Estadual do Lajeado

Unidade de conservação de proteção integral com área superior a 9 mil hectares, abrange os municípios de Palmas, Aparecida do Rio Negro, Lajeado do Tocantins e Tocantinia.

Segundo levantamento feito pela Embrapa e Naturatins, o Parque abriga cerca de 87 espécies de aves, 33 de mamíferos e 18 de répteis. Repleto de sítios arqueológicos, a Serra do Lajeado está inserida na região da Amazônia Legal, onde há influências ambientais da caatinga, cerrado e da floresta tropical úmida.

O Parque ainda não está aberto à visitação pública, mas estão sendo realizadas ações de implantação de infra-estrutura de uso público, com vista a abertura da Unidade de Conservação à visitação.

Acesso:

Partindo de Palmas pela rodovia TO-020, rumo à cidade de Aparecida do Rio Negro, a entrada do parque está localizada no km 24. Percorre-se um acesso tranquilo e

fácil de 1 km de estrada de terra até a sede do parque, a partir da sinalização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *