Cachoeira , Cânion e Gruta Sussuapara – Ponte Alta do Tocantins – Jalapão – Tocantins – Brasil

“A Cachoeira, Gruta e Cânion Sussuapara, Está localizado a 15 km do Centro da cidade de Ponte Alta do Tocantins.
A Cachoeira , Cânion e Gruta Sussuapara, é uma pequena fenda de aproximadamente 25 metros de profundidade.
Paredões de Rocha que quase impedem que o sol chegue até o solo, e o lugar é praticamente um santuário do “frescor” diante do calor nosso do Tocantins.
O pequeno Rio Sussuapara que cruza o Cânion, tem um queda d’água de 5 metro, Perfeita para um banho , é bem refrescante e uma hidromassagem natural, que jorra de uma fenda entre os paredões de rocha. A água desce por uma fenda estreita, entre paredões úmidos de cerca de 25 m de altura. A vegetação em volta do cânion, é adaptada a climas úmidos e de pouca luminosidade.
As Raízes penduradas nos paredões dividem espaços com Samambaias nativas que parecem terem sido cuidadosamente colocadas ali.
Sussuapara, é o mesmo nome atribuído ao um mamífero do cerrado, chamado de veado-sussuapara, cervo do pantanal e vulgo veado. Sussuapara que deveria ser SuÇuapara com “Ç” , de acordo com a grafia indígena, vem do tupi-guarani, que significa veado-galheiro.
Venha conhecer com A ‪#‎CompanyOurique‬ um pequeno e vasto cânion, cobertos de samambaias, musgos e vegetação típica. Ao longo do trajeto, o córrego apresenta sucessão de pequenas quedas d’água, formando piscinas naturais de águas (frescas) frias.” Via: Company Ourique

company ouriquecompany ouriquecompany ouriquecompany ouriquecompany ourique

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *