TAQUARUÇU – O VALE DAS ÁGUAS!

cachoeriaIMG_3627

 
 
    Localizado na região central do município de Palmas, possui uma área total de 363.918.45 ha. Possui clima ameno, uma média de 25°C, extensa área verde, diversos ribeirões, córregos, corredeiras, cachoeiras, pedras, picos e trilhas. Sua altitude fica entre 200 e 700m e é muito procurado para caminhas, e pedalar, cavalgar, mergulhar e escalar.
    Sendo ainda, mais de 82 cachoeiras catalogadas. Conhecer o Taquaruçu com a OURIQUE, é uma aventura sem explicação. A tradição e a cultura dos imigrantes nordestinos influenciaram o modo de vida dos habitantes evidenciado na variedade de comidas típicas. Destaca-se no artesanato com a produção de peças, principalmente de palmeiras do babaçu e do buriti. Atualmente está sendo desenvolvido em Pólo Ecoturístico no distrito.
Localização: 32 km de Palmas. 
     Taquaruçu é um distrito do município brasileiro de Palmas, capital do estado do Tocantins. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2010 era de 4 739 habitantes, sendo 2 429 homens e 2 310 mulheres, possuindo um total de 1 597domicílios particulares.
   Foi criado pela lei estadual nº 10.479, de 1º de janeiro de 1988, sob a categoria de município e com o nome de Taquarassu do Porto (instalado em1º de junho de 1989). Pela resolução nº 28, de 29 de dezembro de 1989, o município passa a pertencer sob a condição de distrito à cidade de Palmas, criada pelo mesmo decreto.  A área do ex-município englobava o território dos antigos distritos de Taquaralto e Canela, criados pela resolução nº 1, de 18 de dezembro de 1989, e anexados a Palmas pela lei nº 33, de 13 de fevereiro de 1990,3 porém foram transformados embairros ainda na década de 1990 e Taquarassu do Porto passou a denominar-se Taquaruçu.
   Taquaruçu também é conhecido como a região serrana de Palmas, pela riqueza de sua vegetação e clima ameno. O distrito possui diversas cachoeiras e balneários naturais, sendo considerado como um dos principais atrativos turísticos do Tocantins. A rodovia que serve à localidade é aTO-030. Abriga ecossistemas variados que incluem vegetação rasteira do cerrado, solo seco da caatinga e até mesmo árvores gigantesamazônicas com mais de 300 anos de existência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *