Bandeira do Tocantins

Na bandeira do Tocantins, a faixa azul representa os rios e a amarela, as riquezas do estado. O sol, sobre a faixa branca, significa que ele nasce para todos os cidadãos tocantinenses.
A bandeira foi instituída pela lei estadual nº 94, de 17 de novembro de 1989, tendo o texto alterado pelo lei nº159/1990. É assim a sua atual composição:
Retângulo com as proporções de 20 módulos de comprimento por 14 módulos de largura. Os vértices superior esquerdo e inferior direito são triângulos retângulos, com catetos de 13 por 9 módulos, nas cores azul (blau) e amarelo (ouro), respectivamente. A barra resultante desta divisão, em branco, está carregada com um sol estilizado de amarelo (ouro), com 8 pontas maiores e 16 pontas menores, com 4 e 2,3 módulos de raio respectivamente.
Outras propostas[editar | editar código-fonte]
Em 1956 foi criada uma Comissão para o estudo da estruturação jurídica do Estado do Tocantins, na qual foi criada uma proposta de bandeira para o futuro estado. A mesma possuía treze listras horizontais alternadas em verde e branco, referentes ao dia do lançamento do manifesto (13 de maio), sobreposta às listras havia uma faixa diagonal vermelha do canto superior da tralha para o inferior direito e ao centro da faixa a palavra “VELO” em letras brancas, simbolizando que o novo estado velaria pelos interesses do país.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livrebandeira- DO -tocantins

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *